Raspadinha Feliz Natal 2016 é pior do que parece!

Raspadinha Feliz Natal

Teorias de Jogo

O Natal está a chegar e nesta época as pessoas tendem a gastar mais algum dinheiro para ver se passam um Natal ainda mais feliz e iniciam o ano de 2017 com um sorriso maior.

Pois bem, nesta época natalícia o departamento de Jogos da Santa Casa também criou mais uma raspadinha para quem quiser tentar a sorte, chamada "Feliz Natal".

Teoricamente as pessoas nesta época tendem a ser mais generosas, assim como qualquer pessoa pensa que este jogo também o será, mas desengane-se quem pensa o mesmo, este jogo não vem dar nada que os outros jogos já não dão, além disso, as probabilidades assim o dizem.

É muito simples, vejamos um exemplo prático:

A raspadinha 50X tem um custo de  5€ e o capital para prémios é de 70%, ou seja, apenas 30% ficam para a casa.

No entanto, a raspadinha "Feliz Natal", tem um custo de 5€ e o capital para prémios que deveria ser mais generoso é de 66%!!!!!


Como fiquei surpreendido com esta situação, ainda verifiquei as probabilidades de prémios de ambas as raspadinhas e já nada me estranha. A probabilidade de ganhar um qualquer prémio na raspadinha 50X é de 1 em 3,76 bilhetes face à totalidade dos bilhetes emitidos, sendo que a raspadinha "Feliz Natal" é de 3,52, ou seja, a diferença é quase nula.

Resumindo, na minha opinião a Raspadinha Feliz Natal é uma "fachada" (ou o termo certo talvez seja ilusão de natal) que não vem demonstrar qualquer tipo de generosidade para com os jogadores que são quem sustentam estes tipos de jogos e em parte a Santa Casa.

O grande boletim que traz 5 jogos em apenas um boletim, não passam de uma ilusão! O que faz uma raspadinha ser melhor ou pior é o montante para prémios e a probabilidade média de acerto!

O que o departamento de Jogos da Santa Casa deveria fazer? É bem simples, demostrar algum tipo de generosidade, nem que fosse fazer aumentar o capital de prémios que no mínimo deveria ser de 70% como nas outras raspadinhas mais caras, além de aumentar a quantidade de prémios médios e reduzir a quantidade de prémios mais pequenos.

Enfim, eu vou continuar a jogar nas outras raspadinhas como a 50X porque cheguei a conclusão que a raspadinha "Feliz Natal" é pior do que parece!
Partilhar no Google+

2 comentários:

  1. E mesmo um engano de santa casa,em 15 raspadinha de natal este ano ganhei 20 euros.UMA VERGONHA,QUE SANTA CASA ESTA ENGANAR AS PESSOAS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, eu também apostei algum dinheiro, mas infelizmente não vi grande vantagem nesta raspadinha.

      Felizes dos que ganharam os prémios gordos...

      Eliminar